terça-feira, 4 de agosto de 2009

Projeto de Leitura e Produção de texto

Projeto de Leitura e
Produção de Texto





1. JUSTIFICATIVA

O ato de ler não se dá linearmente, como um processo contínuo, tranquilo e sem interrupções. Ao contrário. É uma operação mental complexa marcada por tensões, porque envolve ativamente a pessoa. Ler não é fácil, exige esforço mental e físico.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a leitura é sempre um meio nunca um fim. Por isso, na escola ela deve ter várias funções, pois é diferente ler para se divertir, ler para escrever, ler para estudar, ler para descobrir algo que deve ser feito, etc.
Cabe à escola, em meio a tantas mudanças tecnológicas e sociais, estimular a leitura e a escrita, melhorar as estratégias, principalmente de compreensão e oferecer muitos e variados textos.
É importante que nos momentos de leitura livre o professor leia junto com a turma e que os alunos também possam, em alguns momentos, escolher as próprias leituras. Uma das maneiras de adquirir autonomia na leitura é justamente observando como age um leitor competente. Por isso,quando a professora lê para a turma, pedindo ou não que todos acompanhem com o texto em mãos (leitura compartilhada), ela está propiciando uma das situações didáticas mais ricas para atingir essa maneira.
Outro ponto importante para a criança atingir a autonomia como leitora e produzir bons textos é saber buscar informações para usar posteriormente na produção textual. O papel do professor é criar situações na qual a criança ganhe progressivamente autonomia nessa habilidade e atue para melhorar a própria produção.
Este projeto de produção de texto tem por finalidade conscientizar o aluno como escrever, o que escrever, a quem e por que escrever.

2. OBJETIVOS:
Desenvolver a habilidade e expressar com desenvoltura suas idéias.
Organizar mensagens com sequência lógica.
Organizar ideias para manifestar seu pensamento.
Registrar ideias, sentimentos e fatos
Enriquecer o vocabulário, inteirando-se das estruturas básicas do idioma.
Aprender a ouvir com atenção.
Argumentar e defender seus pontos de vista.
Expressar oralmente e por escrito, idéias, conceitos e juízos a respeito do que lê e ouve.
Desenvolver habilidades de compreensão e interpretação de mensagens em textos, noticiários, gibis, etc.
Desenvolver a criatividade para a confecção de gibis com histórias criadas pelos próprios alunos;
Recriar fatos, ações e reações das personagens do texto, recorrendo à escrita.
Fazer uso da biblioteca para leitura extraclasse.
Consolidar a habilidade do uso de expressões poéticas.
Empregar a pontuação adequada.

3. Normas e Avaliação do Projeto:

O projeto será desenvolvido durante todo o terceiro bimestre. Toda quinta-feira o professor deverá desenvolver uma atividade proposta e, a cada atividade, selecionará as três melhores produções de texto.
A avaliação deste projeto será feita quinzenalmente em planejamentos pelos professores, diretora e coordenadores pedagógicos com finalidade de reestruturar atividades, analisar resultados, verificar a eficácia ou falhas do processo.
No final do projeto acontecerá a premiação para os três alunos de cada turma que mais se destacarem em suas produções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário